Estudo – Seleção artificial dos microrganismos intestinais benéficos 

Estudo – Seleção artificial dos microrganismos intestinais benéficos 
setembro 28 18:21 2016 Imprimir este artigo

Palestrante: Rong Ma -Texas A&M University (EUA)

Data: 27 de setembro

Resumo da apresentação

Assim como os humanos precisam da fauna microbiana intestinal para bom funcionamento do sistema digestivo, as abelhas possuem microbiota específica e importante para sua sobrevivência. Estudos recentes mostram que determinados tipos de bactérias intestinais ajudam a combater doenças severas, como a Nosema, e podem ainda ajudar na resistência aos pesticidas.

A composição dessa fauna microbiana varia amplamente de um indivíduo para outro e também entre colônias. Assim, é possível selecionar artificialmente microbiomas intestinais específicos que conferem determinada vantagem adaptativa ao seu hospedeiro, por exemplo, maior resistência a determinada doença.

Para fazer isso, as abelhas são submetidas a determinado estresse, por exemplo, a contaminação com uma doença específica, e as abelhas mais resistentes são selecionadas para coleta da sua fauna microbiana. Essa fauna é propagada por meio de transfusão de fezes para indivíduos recém-nascidos, previamente isolados do contexto colonial, portanto semi-estéreis, e esses indivíduos são novamente submetidos a novo estresse para selecionar novamente os mais resistentes. Após diversas gerações, é possível selecionar microbiotas intestinais especializadas em ajudar a combater o agente causador do estresse.

abelha-moca-branca-credito-cristiano-menezes-red

Abelha sem ferrão (moça-branca) retornando à colônia cheia de néctar no abdômen, onde os microrganismos já começam a trabalhar em favor das abelhas. Crédito: Cristiano Menezes

Essa estratégia de selecionar artificialmente os microrganismos benéficos tem sido amplamente utilizada com sucesso para melhorar o desempenho de plantas cultivadas e já foi eficientemente usada em abelhas do gênero Bombus, melhorando a sobrevivência das abelhas submetidas ao estresse testado em 21%. Vale lembrar ainda que tecnologia semelhante tem sido usada para tratar diversos distúrbios intestinais humanos, por meio de transplante fecal.

O autor desse trabalho, Ulrich Mueller, é um dos maiores especialistas do mundo nas interações de simbiose entre insetos e microrganismos.

Por Cristiano Menezes – Embrapa Amazônia Oriental