Estudo – Como os insetos manipulam os recursos: implicações em um ambiente de mudanças climáticas

Estudo – Como os insetos manipulam os recursos: implicações em um ambiente de mudanças climáticas
setembro 27 11:53 2016 Imprimir este artigo

Palestrante – Paul Nabity – Washington State University

Data: 26 de setembro

Resumo da apresentação

O autor salientou que os insetos podem manipular uma planta em seu benefício. O fato é visível, e conhecido há algum tempo, mas os mecanismos que controlam tais transformações complexas da morfologia e das funções das plantas estão apenas começando a serem entendidas.

Lembremo-nos que os insetos podem ser daninhos ou úteis para as plantas. As pragas são daninhas, os polinizadores são úteis.

Foram citados exemplos de insetos que driblam as defesas das plantas, para melhor se alimentar e se reproduzir a contento. Uma das dúvidas diz respeito às interações entre as plantas e os insetos, com as mudanças de clima que estão ocorrendo.

Como os insetos e as plantas estão em permanente evolução, as pragas procurarão se adaptar às novas condições do clima. No caso de insetos benéficos, como os polinizadores, tudo indica que as mudanças climáticas podem afetar a adaptação das plantas ao novo ambiente, incluindo o florescimento, mas que a tendência a longo prazo é de uma reacomodação no novo ambiente. Entretanto, somente teremos certeza quando os fatos começarem a acontecer.

Na dúvida, a Humanidade deveria perseguir uma reversão da tendência de aumento da temperatura global, para evitar riscos na interação entre plantas e polinizadores, como as abelhas.

Por Décio Gazzoni – Embrapa Soja