Palestrantes: Kathleen L. Prudic; Maxim Larrivée e Kent P. McFarland – University of Arizona (EUA); Montreal Insectarium Space for Life e Vermont Center for Ecostudies (Canadá)
Data: 30 de setembro
Resumo das apresentações
Um simpósio coordenado pelos pesquisadores destacou importantes descobertas científicas alcançadas por meio da bem-sucedida parceria entre cientistas e voluntários. O engajamento de voluntários na pesquisa científica pode ser vantajoso para ambos, cientistas e cidadãos, pois além de contribuir para ampliar a base de dados de conhecimento sobre determinado tema é também uma ferramenta emancipatória, que democratiza o acesso ao conhecimento e contribui para educação cientifica dos cidadãos.
Como todos os esforços de pesquisa, essa abordagem requer desenho experimental, gerenciamento e análises de dados para responder novas questões biológicas. Em grandes e pequenas escalas. Nesse simpósio, foram apresentados vários estudos de caso de sucesso em entomologia, conduzidos em museus, organizações não-governamentais e universidades nos Estados Unidos, integrando o conhecimento da história natural das coleções com as abordagens de banco de dados on-line atuais em ecologia.
Por Blandina Viana – UFBa