Simpósio trata da interação entre polinizadores e agricultura

Simpósio trata da interação entre polinizadores e agricultura
outubro 20 09:47 2016 Imprimir este artigo

No último dia (30) do Congresso Internacional de Entomologia, os polinizadores foram tema de um importante encontro de especialistas internacionais. Com apoio da A.B.E.L.H.A., pesquisadores se reuniram para o Simpósio “Interações entre serviços de polinização e práticas agrícolas”, coordenado pelo pesquisador da Embrapa Soja, Décio Gazzoni.

O simpósio abordou o estado da arte dos serviços de polinização no mundo, sua relação com os sistemas de produção agrícola e as ameaças e as oportunidades presentes e futuras, além de ações e tecnologias para mitigar os impactos negativos e aprimorar os serviços de polinização, naturais ou assistidos.

Mais de 150 pessoas estiveram presentes durante as quatro horas de apresentações e debate.

abelha-ice-plateia-red

 

Resumo

  • O declínio das abelhas domesticadas não é um fenômeno mundial, uma vez que o número de colmeias ao redor do mundo aumentou nos últimos anos. Está concentrado em países da Europa e da América do Norte;
  • Quanto a abelhas selvagens, há diferentes percepções entre os especialistas, mas o consenso é que a população em geral e sua diversidade estão diminuindo na maioria dos locais;

plantacao-soja-red

  • Muitas razões estão associadas ao declínio. A maioria dos autores entende que a perda e a simplificação de habitats são as causas mais importantes, seguidas pelas pragas que afetam as abelhas (principalmente patógenos, mas também insetos e ácaros). Processos agrícolas também têm um importante papel, sendo a aplicação inadequada de pesticidas o aspecto mais relevante. Entretanto, a intensificação da agricultura e as monoculturas também merecem registro e atenção;

 

  • As mudanças climáticas estão provocando o aquecimento global e, consequentemente, reduzindo os recursos alimentares e de abrigo para as abelhas. Não está claro ainda o modo como as abelhas serão impactadas, tampouco a intensidade de tais efeitos, mas os especialistas concordam que se trata de uma grande ameaça para o futuro dos serviços de polinização;
  • As espécies invasoras também são consideradas ameaças às abelhas, e a previsão é de que o problema deverá aumentas nos próximos anos;
  • O manejo integrado de pragas e a adoção de programas de boas práticas agrícolas são vitais para os serviços de polinização;
  • Os pesquisadores também mencionaram outros aspectos pontuais, porém igualmente importantes, a exemplo de endogamia, práticas inadequadas de conservação e estresses nutricionais e de transporte aos quais as abelhas são submetidas. Também teve destaque a competição entre abelhas manejadas e selvagens quando as primeiras são usadas para serviços comerciais de polinização.
abelha-ice-participantes-red

Pesquisadores palestrantes no simpósio

Programa

Simpósio Interações entre serviços de polinização e práticas agrícolas

Interactions Between Pollination Services and Agricultural Practices

 

Moderador e organizador / Moderator and organizer: Décio Gazzoni – Embrapa- Brasil

 

  • Visão global sobre os serviços de polinização

An overview of the pollination services – Décio Gazzoni – Embrapa (Brazil)

  • Importância econômica dos serviços de polinização

Economic importance of the pollination services – Nicola Gallai – University of Toulouse (France)

  • A importância da diversidade de polinizadores para a produção agrícola

The importance of pollinator diversity for crop production – Mike Garratt – University of Reading (UK)

  • Impacto da redução e simplificação de habitat natural enos serviços de polinização

Impact of habitat reduction and simplification on pollination services – Stephen D. Wratten – Lincoln University (New Zealand)

  • Ameaças de parasitas e patógenos aos polinizadores

Threats to polinators from parasites and pathogens – Qiang Huang – ARS – USDA (US)

  • Impacto das mudanças climáticas globais para a polinização

The impact of the global climate changes and the pollination – Blandina Viana, on behalf of Vera Lúcia Fonseca – University of São Paulo (Brazil)

  • Impactos de polinizadores introduzidos na agricultura

Impacts of introduced pollinators on agriculture – Marcelo Aizen – Universidad Nacional del Comahue and INIBIOMA-CONICET (Argentina)

  • Perda e declínio de colônias de abelhas melíferas

Honey bee colony losses and declines – Nathalie Steinhauer – University of Maryland (US)

  • Nutrição, transporte e outros fatores de estresse em abelhas para serviços comerciais de polinização

Nutrition, transportation and other stressors on bees providing commercial pollination services – Ramesh Sagili – Oregon State University (US)

  • Manejo de culturas amigável aos polinizadores

Crop management friendly to pollinators – Barbara Herren – Food and Agriculture Organization of the UN (Kenya)

  • Impacto agudo de inseticidas em polinizadores

Acute impact of insecticides to pollinators – Jens Pistorius – Julius Kûhn Institute – Federal Research Centre for Cultivated Plants (Germany)

  • Impactos subletais de inseticidas em polinizadores

Sub lethal impact of insecticides to pollinators – Roberta Nocelli – Federal University of São Carlos – UFSCar (Brazil)

  • O futuro da agricultura – um olhar sobre os serviços de polinização

A close look into the future of global agriculture – an eye on pollination services – Manfred Kern – agriExcellence GmbH (Germany)