Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental ressalta a importância do ICE 2016

by Debora Bartcus | 25 de setembro de 2016 19:14

cristiano-menezes-embrapa-redO pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e conselheiro da A.B.E.L.H.A. Cristiano Menezes está em Orlando (Estados Unidos) para acompanhar a semana de debates no ICE 2016.

Ele conversou com nossa equipe e contou um pouco sobre suas expectativas para o evento. Segundo ele, trata-se de uma grande oportunidade de aprender sobre técnicas e temas não convencionais para o assunto das abelhas e polinizadores que poderão ser úteis para serem incorporadas às pesquisas no Brasil no futuro.

“Já participei de uma edição desse congresso e a característica dele é ser extremamente amplo. Serão apresentados os trabalhos mais recentes em todas as áreas do conhecimento relacionadas aos insetos, o que não é pouca coisa”, acrescenta.

Na programação haverá desde trabalhos de evolução e biologia básica até trabalhos aplicados com os insetos úteis ou problemáticos ao homem. “Um dos exemplos que estou muito interessado em aprender é sobre o uso das técnicas de biotecnologia para controle de pragas, como a recentemente desenvolvida para diminuir as populações de mosquito da dengue no Brasil.”

Cristiano ressalta que pode parecer um assunto distante do nosso tema de estudo (abelhas), mas esta poderá se tornar uma importante solução para tornar mais adequado o uso de químicos na agricultura e, consequentemente, ajudar na conservação dos polinizadores.

“Meu objetivo no evento é me atualizar sobre os temas de uso de abelhas para polinização agrícola, avanços na biologia e manejo de abelhas e, principalmente, avanços no conhecimento relacionado aos conflitos entre abelhas e agrotóxicos.”

Source URL: https://ice2016.abelha.org.br/pesquisador-da-embrapa-amazonia-oriental-ressalta-importancia-do-ice-2016/