Estudo – O potencial de espécies alternativas de abelhas manejadas para a polinização de framboesa

by Debora Bartcus | 3 de outubro de 2016 19:22

Palestrante – Corey J Andrikopoulos – Utah State University (EUA)

Data: 30 de setembro

Resumo da apresentação

Cultivares de framboesa (Rubus idaeus) são bastante beneficiadas pela polinização por insetos, tanto no que diz respeito à qualidade dos frutos quanto ao peso fresco da baga. Em escala comercial, os polinizadores silvestres são insuficientes para polinizarem efetivamente todo o pomar, assim os agricultores normalmente alugam colmeias de Apis mellifera para conseguirem polinização adequada.

Com o recente declínio das populações de Apis mellifera no hemisfério Norte, e o consequente aumento no aluguel das colmeias, os agricultores foram pressionados a buscar polinizadores alternativos, que devem ser efetivos e ativos durante a floração  da cultura.

blue_orchard_bee-

Crédito: Wikimedia Commons

Nos Estados Unidos, uma espécie com potencial para realizar esse serviço, por ser um polinizador eficiente da framboesa, é a abelha Osmia lignaria.  No entanto, a atividade natural dessa abelha não coincide com o período de floração da cultura, na maioria das regiões onde essa planta é cultivada. Assim, o desafio da pesquisa foi o de investigar estratégias de manejo de inverno que possam ser usadas para sincronizar a emergência das O. lignaria com a floração da framboesa.

Examinando o efeito de armazenamento em baixas temperaturas (4°C, 0°C e -3°C) sobre a sobrevivência, a longevidade e o sucesso reprodutivo em O. lignaria, os autores concluíram que a temperatura de armazenamento durante o inverno teve um impacto significativo sobre o vigor da abelha, sugerindo que o armazenamento em baixas temperaturas pode ser uma estratégia de manejo viável para o uso da espécie em cultivos comerciais de framboesa.

Por Blandina Viana – UFBA

Source URL: https://ice2016.abelha.org.br/o-potencial-de-especies-alternativas-de-abelhas-manejadas-para-polinizacao-de-framboesa/