voltar para home

Histórico

max-whitten-

Crédito: Nicholas Falconer

Por Max Whitten

Membro Honorário do Conselho do ICE, por ocasião do 100º ano dos Congressos de Entomologia, em 2010

 

O Congresso Internacional de Entomologia comemorou 100 anos em 2010. O primeiro deles foi realizado em Bruxelas, na Bélgica, em agosto de 1910.

Ao longo dos últimos 100 anos, foram realizadas 23 edições, com interrupções apenas durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.

A propagação de Congressos em todo o mundo durante o século 20 reflete a globalização da ciência e da emergência de potências intelectuais em entomologia no Novo Mundo na Ásia. Inicialmente, os Congressos tiveram um forte elemento de ciência “política”, com a forte influência de comissões de trabalho nos bastidores para promover a colaboração internacional e a abordagem de questões como as regras relativas à nomenclatura. Além do foco óbvio em ciência, os eventos iniciais promoveram resoluções sobre a entomologia global.

Congressos recentes, no entanto, têm sido essencialmente preocupado com a ciência entomológica – criação de novos conhecimentos (as diversas disciplinas entomológicas fundamentais/básicas/puras) e sua aplicação ou contribuição para a inovação (entomologia econômica estratégica/aplicada).


Em 2016

A expectativa é que o ICE 2016 reúna mais de 6 mil pessoas, a maior delegação de cientistas e especialistas na história da disciplina. O Congresso permitirá que cientistas e estudantes tenham interação com os principais especialistas do mundo em muitas especialidades. Além disso, os simpósios irão destacar os avanços mais recentes em uma ampla diversidade de temas entomológicos em nível global.