Estudo – Próximos passos: extensão e resolução de problemas com os apicultores

Estudo – Próximos passos: extensão e resolução de problemas com os apicultores
setembro 28 19:22 2016 Imprimir este artigo

Palestrante: Dennis vanEngelsdorp – University of Maryland (EUA)

Data: 27 de setembro

Resumo da apresentação

Dennis vanEngelsdorp enfatizou em sua palestra que as taxas de mortalidade das abelhas manejadas nos EUA alcançaram níveis alarmantes nos últimos nove anos. Para ilustrar as consequências da mortalidade das abelhas no setor apícola, o autor mencionou que uma empresa com 5 mil colmeias perde 200 colônias mensalmente. Considerando o valor de U$200,00/colmeia, a empresa contabiliza uma perda média de U$ 40.000,0 ao mês.

Entre as causas da mortalidade das abelhas ele considerou o ácaro varroa um fator chave para a questão, especialmente devido à sua condição de transmissor de viroses.  Ele ponderou que a gravidade da situação exige esforços coordenados com apicultores para reduzir as perdas de abelhas, através de campanhas regulares e de longo prazo para identificar e quantificar doenças e fatores que alteram a incidência de mortalidade.

Com estes dados, são traçadas estratégias para reduzir as perdas e investidos esforços para convencer os apicultores a mudar práticas de manejo para reduzir a mortalidade das abelhas (leia mais em http://honeybeehealthcoalition.org). Estas ações são realizadas por meio de projetos institucionais de longa duração, inclusive com a participação de apiários sentinelas.

Ao final, questionado sobre necessidade de controle do ácaro varroa nas colmeias de abelhas africanizadas no Brasil, Dennis enfatizou que o monitoramento deste parasita é muito importante e deve ser realizado. A partir dos resultados avalia-se a necessidade de tratamento e dos produtos a serem utilizados.

Por Betina Blochtein – PUC-RS