Estudo – Levantamento norte-americano sobre saúde das abelhas e comércio internacional

Estudo – Levantamento norte-americano sobre saúde das abelhas e comércio internacional
setembro 28 19:50 2016 Imprimir este artigo

Palestrante: Robin Rose – USDA (Estados Unidos)

Data: 27 de setembro

Resumo da apresentação

Desde 2009, o Departamento de Agricultura dos EUA realiza o monitoramento anual da saúde das abelhas, envolvendo pragas, doenças e a presença de pesticidas. A análise dos resultados dos últimos anos mostra que, em 2009, 85% das colônias estavam infestadas com Nosema, número que se reduziu para 50% nos últimos anos. Já a infestação do ácaro Varroa está presente entre 85% e 95% das colônias, todos os anos.

Também foram encontradas diversas viroses, como Acute bee paralysis virus (ABPV), Deformed wing virus (DWV), Israeli acute paralysis virus (IAPV), Kashmir bee virus (KBV), Chronic bee paralysis virus (CBPV), Black Queen Cell Vírus (BQCV), Lake Sinai virus-2 (LSV-2) e Slow bee paralysis virus (SBPV).

Os vírus BQCV e DWV foram encontrados com maior frequência, em média em mais de 80% das colônias, todos os anos. Esse último vírus, pode ser o maior responsável pelo declínio das colônias de abelhas no Hemisfério Norte, de acordo com o pesquisador alemão Robert Braxton.

As amostras de pólen são analisadas para investigar a presença de pesticidas. Cada Estado participante do levantamento nacional apresentou dez amostras de pólen compostas, retiradas de seus 24 apiários. No levantamento de 2015, em 596 amostras analisadas, os agrotóxicos mais frequentes são os acaricidas aplicados diretamente nas colmeias para controlar o ácaro Varroa. Estes acaricidas incluem Cumafos e os seus metabolitos (detectado em 37,7% das amostras), Fluvalinato (detectado em 50% das amostras), timol (detectado em 21,1% das amostras) e o Amitraz e seu metabólito Dimetilfenil (detectado em 21,3% de amostras).

Clorpirifos (detectado em 20,4% das amostras) foi o pesticida mais prevalente encontrado nas amostras, e que não é usado para controle de Varroa. Entre os neonicotinoides, foram encontrados Thiametoxam, imidaclopride, clotanidina e tiacloprid em uma amostra para cada um. O Acetamiprido foi encontrado em oito amostras.

A distribuição das detecções positivas, nas 596 amostras, estão mostradas na figura abaixo.

pesquisa-abelhas-eua-jpg

Por Décio Gazzoni – Embrapa Soja