Estudo – A importância dos fitoquímicos para as abelhas e outros consumidores de mel

Estudo – A importância dos fitoquímicos para as abelhas e outros consumidores de mel
setembro 28 20:01 2016 Imprimir este artigo

Palestrante: May Berembaum – Sociedade Entomológica dos Estados Unidos

Data: 27 de setembro

Resumo da apresentação

As abelhas usam o néctar floral, rico em açúcar, para produzir o mel, que serve como fonte de energia para abelhas, para a termorregulação, a produção de cera e para a defesa colônia. Além de açúcares, o mel também é rico em fitoquímicos, que são substâncias químicas produzidas pelas plantas e que deflagram reações específicas em outros organismos. Por exemplo, muitas das propriedades do mel, incluindo a capacidade antioxidante e atividade antimicrobiana, dependem do seu teor de fitoquímicos, que varia de acordo com a fonte floral, a localização e a temporada.

Os estudos mais recentes demonstram que os fitoquímicos contribuem para a saúde das abelhas, influenciando seu comportamento e reforçando a capacidade de detoxificação e de defesa microbiana da colônia. E, além de ser um alimento complementar para trabalhadores e larvas, os fitoquímicos do mel também desempenham um papel na regulação da estrutura social da colmeia.

Tendo em vista a grande importância do mel para a vida das abelhas, a redução na diversidade de compostos fitoquímicos do mel – principalmente devido à falta de diversidade de fontes florais para forrageamento – pode ter consequências negativas para a saúde da colônia. E a presença de fitoquímicos pode consolidar a posição do mel como um alimento funcional, ou seja, aquele produto que, além de alimentar, também contribui para manter o organismo equilibrado e saudável.

Por Décio Gazzoni – Embrapa Soja