Estudo – Impactos de agrotóxicos nas abelhas: do comportamento dos indivíduos ao serviços de polinização

Estudo – Impactos de agrotóxicos nas abelhas: do comportamento dos indivíduos ao serviços de polinização
setembro 27 17:59 2016 Imprimir este artigo

Palestrante: Nigel E. Raine – University of Guelph (Canadá)

Data: 26 de setembro

Resumo da apresentação

O pesquisador fez um relato dos resultados dos estudos que vem conduzindo, em campo e em laboratório, sobre o efeito dos agrotóxicos sobre as abelhas do gênero Bombus e o serviço de polinização.

Entre os principais achados, o autor destacou que a exposição aos neonicotinoides  em campo tem efeito tanto agudo quanto crônico sobre a atividade de forrageamento das abelhas, incluindo alterações nas preferências florais e na redução da eficiência de coleta de pólen.

A exposição crônica também tem impactos negativos sobre a velocidade com que as operárias  aprendem a associar os odores florais como preditores de recompensa e sobre sua capacidade de lembrar-se dessas associações.

Esses impactos subletais sobre o comportamento dos indivíduos têm repercussões no recrutamento de forrageiras, na perda de operárias e na produtividade da colônia em geral. Os serviços de polinização fornecidos pelas abelhas também podem ser adversamente afetadas após a exposição. O autor destacou que esses resultados têm implicações para a produção sustentável de muitas culturas que dependem de polinizadores e para a manutenção da biodiversidade de plantas silvestres.

Por Blandina Viana – UFVBA