Estudo – Efeito do uso da terra e da diversidade de plantas para a diversidade de insetos

Estudo – Efeito do uso da terra e da diversidade de plantas para a diversidade de insetos
setembro 28 18:39 2016 Imprimir este artigo

Palestrante: Wolfgang Weisser – Technische Universität (Alemanha)

Data: 27 de setembro

Resumo da apresentação

O uso da terra tem sido o principal fator na distribuição e na diminuição da biodiversidade, com impactos registrados por vários estudos sobre a biodiversidade.

A pesquisa apresentada avaliou a biodiversidade de artrópodes em diferentes cenários de diversidade vegetal (de 1 a 60 espécies). Os resultados mostraram que o uso intensivo da terra tem impacto negativo sobre a biodiversidade, mas o principal efeito observado foi a mudança na comunidade, o que tem impacto direto na funcionalidade.

Alterações na comunidade podem afetar a diversidade de insetos presentes e o equilíbrio entre herbívoros e carnívoros, alterando a funcionalidade sobre o ecossistema. Uma maior diversidade vegetal apresenta melhores relações ecossistêmicas, com melhor conservação da funcionalidade ecológica na área.

Por Roberta Nocelli – UFSCar

 


Nessa palestra, o autor apresentou os principais resultados das investigações que vem conduzindo acerca das respostas das comunidades de insetos a um gradiente de intensidade de manejo em  pastagens e florestas, e de uma série de processos mediados por insetos: como herbivoria e predação.

Tais pesquisas têm evidenciado que o aumento da intensidade do uso da terra reduz a riqueza de espécies de insetos. Entretanto, o efeito principal observado foi a alteração na composição funcional das comunidades. Em pastagens mais intensamente manejadas, foi observada uma dominância de espécies com maior habilidade de dispersão e menor tamanho corporal.

Do mesmo modo, o aumento na riqueza de espécies de plantas também conduziu a uma aumento na abundância e na riqueza de espécies de insetos, e afetou a composição da comunidade.

O uso da terra e a riqueza de espécies de plantas afetaram as taxas de herbivoria e predação, e muitas das mudanças observadas nesses processos podem ser atribuídas a mudanças na composição da comunidade de insetos.

Os resultados desses estudos enfatizam que as mudanças no uso da terra ou na diversidade de plantas podem levar a mudanças sutis na comunidades de insetos, e que podem ter consequências no nível do ecossistema.

Por Blandina Viana – UFVBA

 


O uso da terra tem sido apontado como a principal causa de perda de biodiversidade, afetando também os serviços ecossistêmicos. Nesse trabalho, os pesquisadores avaliaram a composição da comunidade de insetos em pastagens e florestas e seu papel como herbívoros e predadores.

O aumento na intensidade do uso da terra acarretou não apenas a redução da riqueza de espécies de insetos como também uma mudança na composição funcional dessas comunidades de insetos.

Locais com maior diversidade de plantas apresentaram maior quantidade de espécies de aranhas e insetos, como os besouros e percevejos, e maior número de insetos predadores e herbívoros.

As pastagens que são intensamente manejadas apresentaram insetos com menor tamanho de corpo e maior capacidade de dispersão. Dessa forma, mudanças no uso da terra, traduzidas aqui como diversidade de plantas, provocam mudanças nas comunidades de insetos (na abundância, diversidade, composição de papéis funcionais) e impactam o funcionamento do ecossistema.

Por Denise Alves – ESALQ/USP