Estudo – Efeito da paisagem do entorno de lavouras de soja sobre as abelhas

Estudo – Efeito da paisagem do entorno de lavouras de soja sobre as abelhas
outubro 03 19:42 2016 Imprimir este artigo

Palestrante: Ashley St. Clair – Iowa State University (EUA)

Data: 29 de setembro

Resumo da apresentação

Nos Estados Unidos, populações de diferentes espécies de abelhas polinizadoras estão em declínio devido à perda de habitat. Parte dessa perda é decorrente do aumento da utilização das áreas de agricultura. A complexidade da paisagem circundante afeta as comunidades de insetos presentes na cultura, tanto os polinizadores quanto os que visitam a soja para outras finalidades.

Existe um desconhecimento sobre o efeito da colocação de colmeias de abelhas próximas às lavouras de soja, se isto aumenta a visitação das abelhas domésticas, se afeta a visitação das abelhas nativas e se existe algum impacto na polinização da soja.

O estudo procurou entender melhor a dinâmica entre polinizadores selvagens e abelhas domésticas, dependendo do tipo de paisagem. Para o estudo, foram utilizados campos de soja comerciais considerados de paisagem simples (73% ou mais da área composta de soja e milho em um raio de 1,6 km) ou complexa (46% ou menos de milho ou de soja habitat dentro de 1,6 km de raio), localizados no Estado de Iowa, nos Estados Unidos. Para cada tipo de paisagem, foram colocadas quatro colmeias de abelhas adjacentes a campos de soja. Foram utilizadas armadilhas para estimar a diversidade e a abundância de polinizadores, com ênfase sobre as abelhas e moscas presentes na lavoura de soja.

Os resultados preliminares do primeiro ano de um estudo de três anos sugerem que as colmeias de abelhas estão associadas com o aumento da atividade de forrageamento das abelhas na lavoura de soja, e que as áreas onde foram colocadas colmeias apresentaram maior rendimento de soja.

Por Décio Gazzoni – Embrapa Soja