Estudo – Desenvolvimento de um sistema de detecção antecipada para abelhas exóticas e novas pragas

Estudo – Desenvolvimento de um sistema de detecção antecipada para abelhas exóticas e novas pragas
setembro 28 18:10 2016 Imprimir este artigo

Palestrante: Mark Dykes – Texas A&M University (EUA)

Data: 27 de setembro

Resumo da apresentação

O comércio internacional e o transporte de cargas entre países é a principal fonte de espécies invasoras e doenças em todo o mundo. Os insetos entram acidentalmente nos contêineres e navios transportadores e acabam sendo liberados nos portos ao descarregar a carga.

Por isso, o pesquisador Mark Dykes desenvolveu um sistema de ninhos-armadilhas em portos para capturar os enxames de abelhas provenientes dos contêineres e dos navios em trânsito, bem como os provenientes do próprio continente, evitando que elas se espalhem para outros lugares. Assim, ao invés de se estabelecerem no ecossistema, elas permanecem dentro do ninho armadilha. Por meio de monitoramento, é possível capturar essas abelhas e evitar que elas se espalhem. Os ninhos são mortos e examinados para avaliar a presença de patógenos.

Essa força-tarefa do pesquisador mostra a importância dos sistemas de prevenção e monitoramento de doenças e espécies invasoras. É uma discussão muito atual no Brasil diante do recente caso de introdução do besouro que foi encontrado em colmeias brasileiras e pode comprometer a exportação de frutas se o problema não for contido a tempo.

Na meliponicultura, também é uma discussão atual porque atualmente há um intenso transporte de abelhas sem ferrão ao redor de todo o Brasil. É preciso tomar muito cuidado com essa prática porque, junto com as abelhas, podem ser transportadas pragas e doenças que nós nem conhecemos ainda.

Por Cristiano Menezes – Embrapa Amazônia Oriental