Estudo – Condições de pré-inverno e performance pós-inverno de uma abelha solitária 

Estudo – Condições de pré-inverno e performance pós-inverno de uma abelha solitária 
setembro 27 12:08 2016 Imprimir este artigo

Palestrante: Jordi Bosch – CREAF, Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha)

Data: 26 de setembro

Resumo da apresentação

As abelhas solitárias possuem ciclo anual. Emergem logo após o inverno, acasalam-se e iniciam a construção das suas células de cria onde irão botar seus ovos. Depois de finalizadas, as células de cria são fechadas e a fêmea morre. As larvas eclodirão do ovo, se alimentarão do alimento previamente fornecido pela mãe e passarão para o estágio de pupa antes da chegada do inverno, e passarão um longo período hibernando dentro do ninho aguardando a primavera chegar.

Durante esse período, a abelha irá consumir gordura do seu próprio corpo para sobreviver. Em função disso, o pesquisador estudou os efeitos que o prolongamento do inverno poderia causar no desempenho reprodutivo dessas abelhas. Para isso, ele submeteu as abelhas a diferentes condições de temperatura e avaliou o desenvolvimento dos ovários e o desempenho reprodutivo.

Ele observou que a diminuição da temperatura e o prolongamento do período de frio atrasaram a emergência das abelhas, mas não comprometeu o desenvolvimento dos ovários. Entretanto, essas abelhas tiveram desempenho reprodutivo pior que abelhas que ficaram menos tempo sob condições de frio.

Tal estudo tem uma aplicação muito importante porque a temperatura pode ser usada para atrasar ou antecipar a emergência das abelhas e, assim, sincronizar com a floração de culturas agrícolas polinizadas por elas.

Por Cristiano Menezes – Embrapa Amazônia Oriental