Estudo – Como elaborar um programa de ensino de entomologia para estudantes com deficiência

by Debora Bartcus | 3 de outubro de 2016 18:59

Palestrante: Alyssa M. McDonough – Minnesota State University (EUA)

Data: 30 de setembro

Resumo da apresentação

Os professores têm obrigação moral e legal de promover um ensino inclusivo, inspirando e educando todos os estudantes, sem distinção. Contudo, em disciplinas como entomologia, por exemplo, professores por vezes enfrentam dificuldades para elaborar e/ou adaptar planos de aulas para alunos com deficiência.

Nesta palestra, a pesquisadora apresentou uma revisão das diversas categorias de deficiência, bem como os resultados das análises de dados da pesquisa realizada com educadores de ciências acerca das suas experiências e estratégias de trabalho com alunos com deficiência.

As estratégias levantadas foram discutidas no que diz respeito à viabilidade de implantação. Com base em evidências, pode-se concluir que os insetos são excelentes modelos para trabalhar diversas habilidades cognitivas dos estudantes com deficiência e despertar o interesse desses estudantes pelas ciências naturais.

Por Blandina Viana – UFBa

Source URL: https://ice2016.abelha.org.br/estudo-como-elaborar-um-programa-de-ensino-de-entomologia-para-estudantes-com-deficiencia/