Estudo – Avaliação do ácaro Stratiolaelaps scimitus para controle do Varroa

Estudo – Avaliação do ácaro <i> Stratiolaelaps scimitus </i> para controle do Varroa
setembro 29 23:02 2016 Imprimir este artigo

Palestrante – Juliana Rangel – Universidade do Texas (EUA)

Data: 28 de setembro

Resumo da apresentação

O ácaro Varroa destructor representa uma das principais ameaças à apicultura mundial porque, além dos danos diretos, ele é o vetor de um vírus que afeta o desenvolvimento das asas das abelhas.

Em razão dos prejuízos causados às colmeias, há décadas os apicultores têm utilizado substâncias químicas para tentar eliminar a praga. Desde a chegada dele no Estados Unidos em 1987, diversas substâncias foram sistematicamente utilizadas, como Tan-flavolinate e Coumapheus, porém os ácaros se tornaram resistentes ao longo do tempo e a praga continua prosperando.

A pesquisadora Juliana Rangel apresentou uma possível solução biológica para controlar a praga sem utilizar substâncias químicas. Ao invés de aplicar um acaricida, ela utilizou um outro ácaro, Stratiolaelaps scimitus, que é predador de outros ácaros e insetos pequenos. Em um experimento que ela realizou colocando ácaros de Varroa destructor dentro de um pequeno vidro com ácaros Stratiolaelaps scimitus, ela verificou que a praga era drasticamente eliminada pelos ácaros predadores.

Apesar do sucesso inicial nesse experimento in vitro, ela não conseguiu resultados positivos nas tentativas de controle dentro das colmeias. Por razões ainda desconhecidas, a Varroa consegue se reproduzir na colmeia, mesmo na presença do ácaro predador.

Melhorias na forma de aplicação do ácaro predador poderão no futuro ajudar a encontrar uma solução biológica para controlar a praga, minimizando o uso de pesticidas, melhorando a saúde e a produtividade da colônia e mitigando o potencial risco de contaminação dos produtos das colmeias.

No Brasil, a Varroa não representa um problema tão sério como em outros países porque a abelha africanizada possui características comportamentais e morfológicas que a ajudam a manter a população de ácaros sob controle.

Por outro lado, o ácaro predador Stratiolaelaps scimitus já tem sido produzido em escala comercial no Brasil para proteger as culturas agrícolas contra determinadas pragas, como Fungus gnatis, uma praga de solo que causa danos às raízes de diversas plantas.

Por Cristiano Menezes – Embrapa Amazônia Oriental