Estudo – Abelhas heavy metal: como elas indicam a transferência de metais pesados em elementos de sua cadeia alimentar

by Debora Bartcus | 29 de setembro de 2016 22:01

Palestrante – Yasmine Antonini – Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil)

Data: 28 de setembro

Resumo da apresentação

Os metais pesados são liberados para o meio ambiente por fontes naturais e por atividades humanas e se acumularem nas cadeias alimentares, afetando negativamente os insetos herbívoros e polinizadores.

Esses insetos entram em contato direto com os contaminantes que se acumulam em diferentes partes das plantas, em especial nas folhas e nas flores. Por exemplo, o selênio se difunde nas flores de algumas espécies de plantas, acarretando em menores taxas de germinação do pólen e diminuindo o sucesso reprodutivo dessas plantas.

Quando o pólen estocado nos ninhos de abelhas sem ferrão (Tetragonisca angustula e Scaptotrigona postica) foi analisado, os pesquisadores constataram altas concentrações de arsênio, cádmio, cobre e chumbo, sugerindo que esses agentes polinizadores visitam e se alimentam de fontes expostas a esses compostos potencialmente tóxicos.

Por Denise Alves – ESALQ/USP

Source URL: https://ice2016.abelha.org.br/estudo-abelhas-heavy-metal-como-elas-indicam-transferencia-de-metais-pesados-em-elementos-de-sua-cadeia-alimentar/